Promotor
Toca das Artes - Núcleo Cultural
Sinopse
MONTAÑERA
María Mónica Gutiérrez, conhecida como Montañera (Mountainess), estabeleceu-se como uma das vozes mais intensas e únicas vindos da Colômbia. O seu último álbum a solo, A Flor De Piel, foi lançado em novembro de 2023 através da editora Ocidental Vinyl, com sede em Austin, Tx, com o apoio da Help Musicians Foundation. Recebeu críticas brilhantes de Pitchfork, The Observer e Iggy Pop, entre muitos outros. Os seus anteriores álbuns a solo Encarnación (2017) e Salvadora (2020) receberam a Menção Honorável do Ministério da Cultura da Colômbia, e é uma Artista Marca Colômbia. Com nove álbuns a reboque, a cantora/compositora sediada em Londres tem uma trajetória de treze anos com Montañera (Ambient Pop) + as suas bandas: Suricato (Nova Music Colombiana) e Ságan (Cosmo-natural Pop.) A sua música levou-a durante todo o tempo Europa, Estados Unidos e América Latina. Atuou também em palcos tão importantes como o Smithsonian Museum, Kennedy Center (Washington D.C.), KEXP (Seattle), SXSW (Austin), Lollapalooza, Festival Estéreo Picnic (Colômbia) e MaMA Festival (Pris). A sua música apareceu em várias séries da Netflix, incluindo Wild District (2019), Crime Diaries (2019) e La Venganza de las Juanas (2021). Como Montañera, abriu para Kevin Johansen no Jazz Café, Silvana Estrada em St. Pancras Old Church, Aterciopelas at Electric Brixton, iLe em Lafayette e Ana Tijoux no Village Underground como parte do La Linea Festival. Atuou também no Southbank Center em novembro passado e fará parte do Rally Festival este verão em Londres, Reino Unido.
*
IAN RAMIL
Esta é a primeira vez que Ian se apresenta em solo europeu, e vem para lançar seu terceiro e aclamado disco, “Tetein”. O norte criativo do show é o mesmo que guiou o disco: “tetein", ou seja, “pouquinho”, “pequeno”, significado da palavra inventada por Nina, filha de Ian, quando começou a falar. O show de voz e violão tem grande variação dinâmica e rítmica, flerta com a MPB e o pop experimental nas canções arrojadas de Ian.
No show, o repertório completo de “Tetein” (“Macho-Rey”, “Mil pares”, “O mundo é meu país” e “O bichinho”, entre outras), canções de seus álbuns anteriores “IAN” (2014) e “Derivacivilização” (2015), além de releituras de canções influentes na formação de Ian, como “Pra Viajar no Cosmos”, de Nei Lisboa, e “Felicidade”, de Lupicínio Rodrigues, entre outras.
“Tetein - A Incerteza é uma glória” estreou em agosto de 2023 no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e com dois shows em outubro, em São Paulo, com participação de Lenine. Sessões com ingressos esgotados. A turnê de lançamento está acontecendo em 2024, já passou por mais de dez cidades brasileiras e no segundo semestre, percorrerá soloes europeus.
Promotor
A BOTA é um espaço cultural no coração de Lisboa com uma programação cosmopolita, gerido pela Associação Cultural Toca das Artes. Ao mesmo tempo que detém um estatuto reconhecido internacionalmente, levando a que artistas de todas as partes do mundo procurem apresentar-se neste palco, assume também como missão a difusão do trabalho de artistas emergentes, transformando-se, assim, num espaço inclusivo e eclético.
A World Music Week é uma iniciativa que parte do conceito "BOTA como porto de encontro" e que se assume como uma celebração da enorme diversidade que tão bem caracteriza este espaço.
Informações Adicionais
Mais informação em botaanjos.com